Você já visitou a Assembleia Legislativa do seu Estado ou a Câmara de Municipal de sua cidade? Já acompanhou uma sessão plenária de alguma dessas casas? Pois saiba que, como cidadã ou cidadão, temos direito a entrar, a acompanhar as sessões e, mais ainda, a levar nossas reivindicações aos parlamentares e legisladores. Este é um dos princípios básicos da democracia e participação política.

O roteiro percorreu os principais espaços da casa legislativa – Foto: Divulgação

E foi exatamente com esse propósito que o Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Políticas Públicas – GT Educação Cidadã, realizou a segunda visita a espaços públicos políticos, desta vez à Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), da qual participaram 25 mulheres, na tarde da última quarta-feira, 18 de setembro. A primeira ocorreu dia 20 de agosto, na Câmara Municipal de São Paulo, oportunidade em que as visitantes conheceram um pouco mais sobre o trabalho dos vereadores e das equipes técnicas que dão suporte ao corpo legislativo.

Para a visita à ALESP, a Divisão de Comunicação Social local preparou um roteiro percorrendo os principais espaços do Palácio 9 de julho, com direito a informações sobre a história do legislativo paulista e toda a sua atividade parlamentar, as atribuições dos deputados e deputadas, o processo de elaboração das leis, o trabalho desenvolvido pelas Comissões Parlamentares. Ainda na ocasião, as visitantes participaram de uma sessão plenária.

As visitantes acompanharam uma sessão plenária – Foto: Divulgação

Segundo Alexandra Segantin, líder do Comitê de Políticas Públicas, o objetivo desta ação é mostrar que estes lugares são públicos e que podem e devem ser visitados e frequentados por todos. “A proposta é aproximar as pessoas dos espaços que os nossos representantes ocupam com os mandatos para os quais os elegemos. Quanto mais pessoas souberem e se apropriarem dessa ideia, mais ‘sementes’ estão sendo plantadas para a construção de um país de mulheres e homens mais participativos”, explica Alexandra.

A líder destaca ainda que as visitas às casas legislativas têm sido oportunidades não apenas para conhecer os espaços de poder. “Mas, principalmente, para nos sentirmos parte deles, incentivando cada vez mais mulheres a participar do processo legislativo e a levar e acompanhar pautas, consolidando o protagonismo político do Grupo Mulheres do Brasil”, enfatiza Alexandra.

Foto: Divulgação

O Grupo antecipa que a próxima visita já está sendo preparada e o destino será Brasília. Em breve, mais detalhes serão divulgados aqui no blog.