A Comunidade de Paraisópolis foi contemplada em março com a moderna e equipada Biblioteca Infanto Juvenil do Pró-Saber SP, com mais de 12 mil títulos, como parte dos Programas de Educação do Instituto Pró-Saber SP, que reúnem jovens, adultos e crianças por meio da leitura.

Foto: Divulgação

“Nosso propósito é encharcar a vida das crianças e jovens da comunidade, por meio da leitura, e tornar Paraisópolis uma comunidade leitora”, diz Maria Cecília Lins, diretora executiva do Instituto Pró-Saber SP.

Maria Cecília explica que a biblioteca já existia, mas estava localizada dentro da instituição. Para usá-la era necessário que a criança ou a família tocasse a campainha, para então dirigir-se à biblioteca, o que, causava uma certa barreira. “Nosso sonho era que ela fosse localizada de frente para a rua e toda de vidro para que ela seduzisse cada um que passasse pelo local”, conta a diretora executiva.

O espaço da antiga biblioteca era de 32m². “Realizamos esse sonho há um mês, instalando a nova biblioteca de frente para a rua, que ocupa um espaço de  113m², além de uma arena para contação de histórias de 60m²”, comemora Maria Cecília. Somente no ano passado, foram emprestados 17 mil livros.

Foto: Divulgação

Para a presidente da Associação das Mulheres de Paraisópolis, Elizandra Cerqueira, a oportunidade de acesso à nova biblioteca é proporcionar aos moradores da comunidade uma nova perspectiva de vida. “Temos uma população de mais de 100 mil habitantes carente não apenas de educação, mas também de lazer e de cultura. Acessar isso por meio dos livros, do estímulo à leitura, é transformar, é fazer com que as crianças tenham um sonho, com que elas acessem outros mundos e outras culturas”, conclui Elizandra.