“Você já deve ter ouvido falar em relacionamento abusivo. Mas, na vida real, às vezes não é tão fácil saber se você está em um relacionamento assim. Difícil mesmo é saber como e quando agir em relação ao namorado controlador”. Essas palavras da Promotora de Justiça, Dra. Valéria Scarance, inauguram a cartilha #NamoroLegal, lançada dia 12 junho, oportunamente no Dia dos Namorados, um trabalho do Ministério Público de São Paulo (MPSP), em parceria com a Microsoft, e apoios da Plan International e ONU Mulheres.

A publicação apresenta informações que ajudam a conscientizar os jovens sobre a questão dos relacionamentos abusivos, dando dicas e ajudando-os a identificar se podem estar em situações desse tipo. Segundo a Pesquisa Visível e Invisível 2019, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as mulheres jovens são as que mais sofrem.

Idealizada pela Dra. Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP, a ação reúne uma série de dicas para que adolescentes consigam identificar possíveis situações de abuso antes que se tornem violência física. “Mesmo mulheres adultas muitas vezes só percebem que estão em uma relação abusiva quando já estão sofrendo muito, isoladas da família e amigos, afastadas do estudo, do trabalho e sem amor próprio. Para as garotas, pode ser ainda mais difícil identificar quando estão sofrendo abuso”, diz Valéria.

Para baixar a Cartilha #NamoroLegal – versão digital – clique neste link.