Criado para alavancar negócios comandados por mulheres, o Master Mentoring é um programa de mentoria desenvolvido pelo Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil que acompanha empreendedoras ao longo de um ano, colaborando para que a mulher empreendedora possa revisitar sua empresa e construir uma história de sucesso de forma sustentável e duradoura.

A primeira rodada oficial de mentoria aberta acontece no próximo dia 31, quarta-feira, das 9h às 12h, na sede do Grupo Mulheres do Brasil, Rua Tomás Carvalhal, 681, e contará com a presença de 10 empreendedoras que irão compartilhar suas principais dificuldades com 10 mentoras, em um evento aberto a convidadas.

A empreendedora participante do programa será acompanhada por um colegiado de três mentoras em rodadas trimestrais de mentoria. Em cada etapa, a mentorada responde a um questionário para verificar a evolução do negócio e que pretende ser a base de um extenso registro de dados sobre o empreendedorismo feminino.

“A ideia é que a mentoria coloque a mulher à frente da empreendedora, e por isso também é chamado de ‘mentoria do abraço’. Muitas questões ligadas ao universo feminino são importantes para o sucesso do negócio e vem antes de problemas de gestão empresarial, como o apoio da família, a autonomia, a capacidade de liderar e tomar decisões”, diz Claudia Hausner, líder do grupo de trabalho Master Mentoring.

Segundo Hausner, é importante ressaltar que ‘mentoria do abraço’ não significa ‘mentoria do colo’. “Durante o programa, a mulher é acolhida, sua história é respeitada e valorizada, mas o objetivo principal do Master Mentoring é colocar essa empreendedora em ação, para que ela se sinta fortalecida e construa uma história de sucesso”, complementa.

Projeto piloto com resultados

Primeira turma do Master Mentoring, realizada em maio – Foto: Divulgação

Em maio deste ano, foi realizada a primeira experiência do Master Mentoring, como um piloto, e as histórias de sucesso já começaram. Na ocasião, cinco empreendedoras receberam a primeira rodada de mentoria e a repercussão foi positiva.

Os depoimentos das participantes mostraram a importância de enxergar a mulher antes de olhar para o negócio. Elas ressaltaram a alegria e o acolhimento com que foram recebidas, além de detalhar os próximos passos detectados na mentoria e as expectativas com o processo.

Foram muitas histórias inspiradoras, como a de Marcia Lima, que faz bijuterias e objetos de decoração a partir de vidro reciclado. Ela apresentou como principal problema a aquisição de um forno para queimar as peças produzidas, mas entendeu que era preciso também saber sobre fluxo de caixa e provisão de orçamento para fazer a empresa prosperar. Com a mentoria, a Márcia passou a refletir sobre o seu negócio, já levou lições de casa e será acompanhada por um ano para desenvolver um planejamento financeiro que a leve a conquistar seus sonhos.

Sobre o Master Mentoring

Desenvolvido no final de 2018, o Master Mentoring, programa de mentoria que acompanha empreendedoras ao longo de um ano, faz parte do comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil, uma Organização da Sociedade Civil que apoia e desenvolve projetos em prol da igualdade de gênero nas mais diversas áreas da sociedade.

O programa foi desenvolvido para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 (Igualdade de gênero) e 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para promover uma agenda global de sustentabilidade.

Pensado como um processo de desenvolvimento contínuo, que não se esgota em si, o pilar do Master Mentoring é formado por um ‘círculo virtuoso’, para a constante evolução de todas as envolvidas, mentoras e empreendedoras. Neste círculo, a ação em cada um dos elementos impacta positivamente os outros, em um processo interconectado de melhorias.

Por Marta Gucciardi