Por Eliane Leite e equipe do Comitê de Educação

O Grupo Mulheres do Brasil deu um passo importante na construção de um diálogo com os professores da Educação Infantil do Município de São Paulo, participando da Jornada Pedagógica, que tinha como objetivo colaborar com a formação de professores para a implantação do currículo da cidade. Foram 7 Centros Educacionais Unificados (CEUs), que contaram com o trabalho de 7 comitês, numa proposta ousada, nunca feita anteriormente.  Foram reuniões, discussões, construção de plano de trabalho que atendesse à expectativa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

CEU Jambeiro, profissionais da educação infantil em ação para a Jornada Pedagógica – Foto: Divulgação

E, neste dia 28 de junho, mais de 70 voluntárias, desde das às 6h, se deslocaram para diversos pontos da cidade, extremo Zona Sul, Campo Limpo, Guaianazes, Jaçanã. Um exército de mulheres estava a postos para contribuir com a educação básica brasileira.

O Comitê de Educação logo cedo já estava no CEU Jambeiro, preparado para ouvir essas professoras e professores. Falamos sobre quem somos, nossos valores e propósitos. Um Grupo suprapartidário, que tem como partido o Brasil, e, com muita leveza, delicadeza, ouvimos os professores e professoras presentes.  Neste momento de troca e de muita aprendizagem, Mirtes de Souza, participante do Grupo Mulheres do Brasil, relatou sua experiência de professora aposentada e como a contação de histórias, contribuiu para a construção de saberes e repertórios para as crianças da Educação Infantil.

Professoras participam de dinâmica – Foto: Divulgação

A contação de histórias é uma prática pedagógica importante para o desenvolvimento infantil e Shirley, nossa contadora de história, transformou o teatro do CEU Jambeiro num grande espaço lúdico. Foi um misto de histórias e brincadeiras que contagiou a todos. Cantamos, brincamos, sentamos no chão e exploramos as diversas possibilidades do universo infantil.

Foi um dia memorável e gratificante para todas as pessoas presentes, um marco importante para o Grupo Mulheres do Brasil.