O Grupo Mulheres do Brasil nasceu do sonho de 40 mulheres que tinham o propósito em comum de fazer algo pelo país, de botar a mão na massa ao invés de ficar reclamando. Então, elas se uniram, se articularam, foram a Brasília conversar com presidente e parlamentares, e viram esse sonho virar realidade. E assim, em 8 de outubro de 2013, sob a liderança de Luiza Helena Trajano, foi criado o maior movimento feminino político suprapartidário, que atualmente reúne mais de 34 mil mulheres de todas origens e profissões, de 49 localidades do Brasil e do exterior, com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país.

Tendo o protagonismo feminino como essência, atua em parceria com ONGs, instituições e governos, em ações nas áreas de educação, saúde, empreendedorismo feminino, combate à violência contra a mulher, igualdade racial, políticas públicas, inclusão da pessoa com deficiência, sustentabilidade, cultura, esportes, entre outros importantes assuntos, por meio de seus comitês temáticos.

“Entendemos, há seis anos, que a gente precisava ter uma força política apartidária para transformar o Brasil. Foi quando criamos o Grupo Mulheres do Brasil, para construir um Brasil melhor a partir do protagonismo feminino. Em um país, aonde, infelizmente ainda é grande a desigualdade de gêneros em todas as esferas – a mulher ganha 20,5% menos do que o homem, trabalhando exatamente igual, na mesma função; as mulheres ocupam apenas 3% dos cargos de conselho nas empresas; temos que brigar para garantir a cota de 30% das candidaturas femininas nas eleições; sem contar o problema alarmante da violência contra a mulher – tudo isso mostra a importância de um movimento de mulheres que tenha esse olhar crítico e atento a essas causas e trabalhe para criar políticas públicas que transformem a sociedade como um todo”, explica Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Para Luiza, o prazer do trabalho fez o tempo passar devagar ao longo desses anos. “Parece que foi ontem! Parece que faz vinte anos de tantas, tantas realizações em todas as áreas, conhecimentos, viagens, festas, celebrações, vínculos fortes, muito, muito amor e sempre firmes no propósito. Hoje estou louvando a força e as benções que temos recebido. Louvando as que se dedicam integralmente a essa nossa causa. Louvando as que nos ajudam com sua participação a sermos o maior grupo político suprapartidário. Louvando, acima de tudo, o amor que nos une. Um beijo no coração de cada uma dessas mulheres que nos faz realmente viver e sentir que juntas somos mais fortes”, comemora Luiza Helena Trajano.

O Grupo, por elas

“Hoje é aniversário do nosso grupo. Há 6 anos chegávamos em 40 mulheres a Brasília, nos conhecemos e percebemos que tínhamos mobilizado uma força que não daria para ficar apenas relativa ao mundo dos negócios!!! Em encontros mensais foram nascendo os nossos inegociáveis, o nosso propósito, os nossos primeiros comitês… Das 40 empresárias do início hoje somos milhares. Com núcleos em todas as regiões e em vários países, conectando mulheres brasileiras que buscam ser protagonistas e assumir o país como nosso. Sempre iluminadas pela força da nossa Luiza Helena Trajano, essa líder inspiradora e incansável. Parabéns para nós! Orgulho de ser Grupo Mulheres do Brasil!”, Eliane Sanches Querino, líder do Núcleo Franca, que fez parte do grupo das 40 fundadoras.

“Uma honra ter ido a Brasília a convite da Luiza Helena que nos reuniu em um hotel para fazer a cola e depois ir ao Palácio do Planalto expor nossas ideias. Tudo começou ‘caórdico’ para depois criarmos o Grupo Mulheres do Brasil. Agora somos mais de 34.000 com o propósito de transformar nosso Brasil em um país melhor para todos. Vamos em busca de 1.000.000 de mulheres para o nosso grupo ter mais voz para as causas da Mulher e da Família”, Sônia Hess, vice-conselheira estatutária do Grupo Mulheres do Brasil.

“6 anos passaram rápido por tudo que aconteceu. Transformou vidas, com propósito e com laços fortes entre as mulheres, que vão se multiplicando em mais mulheres comprometidas. Parabéns Luíza pelo que criou e que está organizando como grupo mais representativo do Brasil, ou melhor, do mundo! Parabéns e gratidão a todas as mulheres do Grupo Mulheres do Brasil!”,  Chieko Aoki, vice-conselheira estatutária do Grupo Mulheres do Brasil.

“Impacto! Essa é a palavra da Luiza, essa é a palavra do nosso Grupo! Parabéns Luiza, a todas e a cada uma que faz acontecer”, Betânia Tanure, vice-conselheira estatutária do Grupo Mulheres do Brasil.

“Parabéns primeiramente à Luiza, que em 8 de outubro de 2013 compartilhou o convite com esse grupo, articulou e organizou a reunião! Sinto imensa satisfação de ter ido a Brasília nesse dia, que foi o marco de tantas transformações, tenho orgulho e alegria por ter criado tantos laços com todas essas mulheres incríveis e através dos nossos propósitos estar construindo um Brasil melhor! Parabéns amigas, pela união, comprometimento, ações e energia intensa. Amo muito vocês e o nosso Grupo”, Cristina Potomati, vice-conselheira estatutária do Grupo Mulheres do Brasil.

“Parabéns Luiza Trajano e às demais 39, que há 6 anos deram o primeiro passo e talvez não imaginassem, naquele momento, que o Grupo Mulheres do Brasil fosse se tornar o maior partido político suprapartidário do Brasil. Esse grupo é de todas que se dedicam dia a dia para fazer acontecer. Um beijo especial à querida Luiza e a todas que contribuem para sermos cada vez mais um grupo representativo, em qualquer cidade, em qualquer estado, em qualquer País”, Marisa Cesar, CEO do Grupo Mulheres do Brasil.