*Por Chieko Aoki

Hoje acordei alegre e com vontade de abraçar a todos, todas e o mundo.  Já andei pelas ruas e senti as pessoas bem e dispostas. Mais do que nos outros dias.  Pensei comigo, será que o meu olhar interno influencia em como vemos quem passa por nós?  Reflexão importante do dia e para a vida!

Estou feliz porque hoje, dia 13 de novembro, comemoramos o Dia Mundial da Gentileza!! Um movimento que surgiu em 1996, em Tóquio, reunindo grupo de diversos países, com a ideia de propagar gestos de gentileza pelo mundo afora.

Você Já ouviu falar da frase “Gentileza gera Gentileza”, do carioca José Datrino que andava pelas ruas do Rio de Janeiro falando e escrevendo nos muros que a “gentileza gera gentileza” ?  Isso teve enorme repercussão e virou frase que representa a gentileza.

A gentileza está no propósito do Grupo Mulheres do Brasil, em nossas ações, em nossos valores.  Na ‘alma’ de cada uma de nós.  Como dizia a madre Tereza de Calcutá, boas atitudes, como as gentis, fazem com que “desejemos que todas as pessoas com quem entrecruzamos, sintam-se melhores ou mais felizes quando partirem”.

Na nossa vida pessoal, o acolhimento, a visibilidade, o chamar pelo nome são muito importantes porque assim confirmamos, às pessoas, que nos importamos com elas e que desejamos que se sintam muito bem.  Sabemos que um único bom-dia com sorriso acalma e tranquiliza. Assim como um ‘até logo’ e ‘volte sempre’ demonstram carinho, respeito e gratidão. Nossas atitudes e palavras têm força transformadora.

Gentileza ajuda a aproximar as pessoas com generosidade, leveza e atenção. Você é laço humano que nos conecta uns aos outros.

Muito obrigada pelas suas gentilezas que inspiram e constroem uma sociedade aonde os corações se conectam e dançam com harmonia e alegria.

Um abraço carinhoso e que possamos todos juntos espalhar um Feliz Dia da Gentileza!

*Chieko Aoki é vice-presidente do Conselho Estatutário do Grupo Mulheres do Brasil