O Grupo Mulheres do Brasil reúne, aproximadamente, 26 mil mulheres voluntárias e é estruturado em Núcleo Central e Núcleos Regionais, distribuídos em 46 localidades no Brasil e no exterior. Mensalmente, por meio do Comitê Expansão, realiza o Encontro dos Núcleos, evento para troca e compartilhamento de experiências e ações.

Com esse intuito, foi realizado na última quinta-feira, 14 de março, na sede do Grupo Mulheres do Brasil, em São Paulo, o primeiro Encontro de Núcleos, com a apresentação do Núcleo Campinas, com a liderança de Adriana Camargo e Ruth Cleto.

Luiza Helena Trajano, à esquerda, com as líderes de Campinas no Encontro de Núcleos

De acordo com Lílian Leandro, diretora de expansão e líder do Comitê Expansão, o Grupo vem crescendo exponencialmente em número de participantes, por meio da abertura de Núcleos Regionais, que são unidades autônomas que seguem os mesmos princípios do Núcleo Central.

“Assim, continuamente nos empenhamos para mantermos um olhar atencioso às relações humanas, base para um dos nossos valores, o fazer acontecer”, diz a diretora.

Lílian Leandro explica ainda que o encontro é um momento importante para que todas as participantes estejam sintonizadas em um mesmo propósito. “Coordenamos o Encontro de Núcleos, que ocorre em São Paulo, e contamos com a tecnologia para participações remotas voltadas a quem não consegue fisicamente estar conosco. Líderes e convidadas almoçam juntas em nossa sede. Na sequência, a cada encontro, um diferente Núcleo protagoniza a tarde, contando sua história, aprendizados e desafios. Esta troca de boas práticas possibilita um rico aprendizado”, enfatiza a líder.

Da esquerda para a direita, Adriana Camargo e Lilian Leandro

Durante a apresentação de Campinas, as líderes relataram as ações que vêm desenvolvendo na região desde o lançamento na cidade, em junho de 2017. “Realizamos encontros mensais acolhendo e apresentando às novas integrantes o propósito, os valores, a missão e os inegociáveis do Grupo. Além disso, aproveitamos a ocasião para ministrar palestras com conteúdo de desenvolvimento para mulheres e apresentar os comitês em que atuamos”, explica Adriana Camargo.

O Núcleo Campinas vem desenvolvendo ações nas áreas de Educação, Combate à Violência Contra a Mulher, Empreendedorismo, Inclusão da Pessoa com Deficiência, Meninas do Brasil e Igualdade Racial. Dentre muitos trabalhos realizados, as líderes destacaram durante o Encontro de Núcleos, o 1º Fórum de Empreendedorismo, que ocorreu em dezembro de 2018,  e as palestras para os jovens Patrulheiros de Campinas, com os temas Prevenção de gravidez precoce, DST e drogas , O que é o amor ? e Meninas na área de Exatas, ministradas no início deste ano. “Este ano queremos realizar o 2º Fórum de Empreendedorismo, bem como levar as palestras de conscientização para outras instituições, escolas de ensino médio e universidades, além de um Hackathon para as meninas patrulheiras”, relata Adriana.

Segundo Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo, a importância do Encontro de Núcleos está no fortalecimento tanto do movimento como também da liderança. “Esses encontros nos fortalece, pois conhecemos o que cada Núcleo está fazendo, o que podemos mudar, melhorar e somar forças. E assim vamos nos consolidando enquanto grupo e liderança. Nosso objetivo maior é somar forças para transformar o país e isso só é possível quando estamos juntas e alinhadas”, conclui Luiza.