A ONU Mulheres definiu como tema global para o Dia Internacional das Mulheres 2019 a igualdade de gêneros, com mais oportunidades de desenvolvimento e inclusão, focados em tecnologia e inovação.   O mote da campanha é Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação.

De acordo com a anúncio feito no site da entidade, “o tema está centrado nas formas inovadoras para a defesa da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, em especial aquelas relativas aos sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e infraestrutura sustentável”, explica em nota.

Para a organização, há ainda uma distância no campo digital para as mulheres e que vem se ampliando, assim como no âmbito da ciência e da tecnologia. “Isso impede de desenvolver e influir no desenvolvimento de inovações sensíveis ao gênero que permitam alcançar benefícios transformadores para a sociedade. Desde o banco móvel até a inteligência artificial ou a internet das coisas, é vital que as ideias e as experiências de mulheres influenciem por igual o desenho e a aplicação das inovações que conformarão as sociedades do futuro”.

A participação e a conscientização da sociedade são fundamentais, explica a entidade. “A ONU Mulheres convida a todas as pessoas a se unirem no 8 de março de 2019 para celebrar um futuro em que a inovação e a tecnologia criem oportunidades sem precedentes para as mulheres e meninas desempenharem papéis ativos na criação de sistemas mais inclusivos, serviços eficientes e infraestruturas sustentáveis para fazer avançar o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e da igualdade de gênero”.