Desde o início do ano, o Comitê de Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil organizou-se em Grupos de Trabalhos (GT), como o GT Educação Cidadã, cuja atuação vem sendo no sentido de inserir as pessoas nos debates sobre direitos e deveres na sociedade como um todo, possibilitando maior participação e interferência nas decisões que impactam na construção de um país mais justo.

Lara Mesquita ministrou a primeira aula, com o tema Sistemas e Regimes de Governos – Foto: Divulgação

E foi com esse intuito que o Comitê de Políticas Públicas, por meio do GT Educação Cidadã, realizou em São Paulo, de agosto a setembro, o curso “Princípios da Democracia: conhecer para atuar, protagonizar e participar”, para um público de 60 pessoas, em parceria com a Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública.

Lara Mesquista , Joyce Luz, Lúcia Avelar, Tamara Ilinsky Crantschaninov e Eder Brit compõem a equipe de profissionais e especialistas no assunto que ministraram o programa, dividido em 5 módulos, de duas horas cada, aplicados semanalmente, com os temas: Sistemas e Regimes de Governos; Organização do Estado e Poderes; Democracia; Ética e Democracia – Participação e Compromisso; e Políticas Públicas.

O programa foi desenvolvido na sede do Grupo Mulheres do Brasil – Foto: Divulgação

De acordo com as líderes do GT Educação Cidadã, Luciana Burr, Andreia Schroeder e Alessandra Bueno Pereira, o objetivo do curso foi aproximar as pessoas da política e esclarecer conceitos importantes relacionados às democracias no Brasil e no mundo.

“Entendemos que a política é parte do nosso cotidiano, está em todas as esferas que atuamos, pessoalmente ou profissionalmente. Mudar e melhorar a política depende de cada um de nós. Apenas votar não é o exercício pleno da nossa cidadania. Precisamos estar próximos da política, nos associarmos enquanto sociedade civil, conhecer os espaços e nos engajarmos para melhorar aquilo que nos incomoda. A qualidade da política depende de uma maior participação dos cidadãos”, concluem as líderes.

Integrantes do curso Princípios da Democracia: conhecer para atuar, protagonizar e participar – Foto: Divulgação