Este é o objetivo do ‘Meninas Lideram’, evento promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil que reunirá atividades e palestras sobre os desafios e possibilidades de ser menina no Brasil

 A data de 11 de outubro foi declarada pela ONU (Organização das Nações Unidas) Dia Internacional das Meninas. Para celebrar, o Comitê Meninas do Brasil do Grupo Mulheres do Brasil promove o evento intitulado “Meninas Lideram”, com atividades e discussões sobre temas e histórias de meninas. O evento ocorre neste sábado (19), das 9h às 15h, na Feduc (Faculdade do Educador), que fica à rua Martiniano de Carvalho, 170, no bairro Bela Vista, em São Paulo.

Formado por meninas na faixa etária entre 11 até 25 anos, o Comitê Meninas do Brasil foi criado pelo Grupo com o objetivo de dar visibilidade para meninas com potencial de liderança, mas que estão ‘escondidas’ em suas comunidades. Este evento deve mobilizar cerca de 200 jovens moradoras em comunidades paulistanas, como:  Jardim São Luís, Capão Redondo, Cantinho do Céu, Guarulhos e Zona Leste, entre outras.

A ideia é que o evento dê visibilidade e voz para meninas da periferia, que carregam histórias de sucesso, superação e luta, mas que ainda não estão em espaços de liderança. Meninas como Thaynara Fernanda da Silva, da comunidade de Paraisópolis, que está concluindo o 2° ano do Ensino Médio pretende participar do evento. “Espero aproveitar bastante no sábado”, diz ela.

Palestrantes Inspiradoras

A programação do “Meninas Lideram” prevê credenciamento a partir das 9h e abertura às 10h, seguida pelas palestras da manhã, com Mayara Moura e Naiara Gomes de Oliveira. A primeira é fundadora do “Beleza na Periferia”, projeto inovador que objetiva resgatar a autoestima de crianças em situação de vulnerabilidade e mostrar que existe beleza na periferia. A segunda é estudante de Pedagogia, moradora na comunidade de Jardim Ibirapuera, participante do comitê Meninas do Brasil e diretora do coletivo Black Empire.

Após o almoço, programado entre 12h e 13h, a palestrante é Dilma Souza Campos, fundadora da Outra Praia – Agência de Live Marketing, mentora da Rede Mulher Empreendedora e facilitadora do Programa do Google Women Will.

Naiara diz que pretende dialogar com as participantes do evento para que todas saibam que são “completas e inteiras com elas mesmas”. “Espero que as meninas saiam desse evento se sentindo leves, sabendo que todas somos perfeitas mesmo com nossas imperfeições. Precisamos acreditar no nosso poder independentemente de qualquer coisa. Podemos ser o que quisermos ser, fazer o que quisermos fazer e ir onde quisermos ir”, conclui.