Informação correta, atenção e bom senso são muito importantes neste momento. Por isso, a Dra. Glória Brunetti, médica infectologista e líder do Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil nos traz, na mensagem abaixo, novas orientações, dicas e procedimentos em relação ao Covid-19 (coronavírus).

Acompanhem, pois juntas somos mais fortes em todas as situações! E agora precisamos estar ainda mais unidas para impedir a propagação do vírus!

Mensagem da Dra. Glória Brunetti:

A médica infectologista e líder do Comitê de Saúde, Glória Brunetti  – Foto: Angela Rezé

“A epidemia caminha em seu ritmo e nós vamos adaptando as situações para melhor enfrentá-la. Temos que atender e entender as autoridades sanitárias.

Esta semana começam os bloqueios das escolas e universidades. Ponto muito importante aqui é manter os idosos afastados das crianças e jovens, se for possível, tudo evolui passo a passo para talvez um maior isolamento social de todos nós, visando a contenção da circulação viral.

Também nesta semana, o vírus apresentou transmissão sustentada em São Paulo e Rio de Janeiro, ou seja, não precisa ter viajado ou conhecer alguém com o vírus para se contaminar.

Tudo ocorreu dentro do esperado. Logo, temos que evoluir na solução também. Daí o maior e progressivo isolamento.

Porém, não precisa mesmo nenhum desespero e alarmismo. A ciência sabia da evolução da epidemia, só não sabíamos quando ocorreria.

OBSERVAÇÃO e PREVISIBILIDADE, são pontos sempre frisados por mim em qualquer palestra que faço. A informação segura acalma.

Temos o SUS, o melhor sistema público de saúde do mundo entre os países com mais de 100 milhões de habitantes. E isto já é uma grande vantagem de saída. Que este momento seja oportuno para refletirmos como melhorar sua gestão e principalmente como precisamos ter verbas suficientes para toda a sua assistência.

Também vamos aprofundar a reflexão do outro na minha vida. Posso não conhecer a outra pessoa, mas o autocuidado dela pode ser fundamental na minha vida.

A globalização não é só econômica e comercial. Todas as pessoas estão realmente conectadas física e espiritualmente e um ser completamente invisível aos nossos olhos, um vírus, vem nos mostrando a importância de todos na vida de cada um, na prática.

Ajudem as pessoas a se acalmarem por meio da ciência e do conhecimento.

Também em suas orações e mentalizações positivas, peço que coloquem todos os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem nutricionistas, assistentes sociais, pessoal da limpeza segurança, do administrativo. Enfim, todos aqueles que estão programando como agirão durante esta batalha, quando a sociedade se programa como se isolar.

Garanto que tudo vai passar, como sempre acontece. O importante é como faremos esta travessia.

E nós, Mulheres do Brasil, que somos exemplo de determinação, de luta por um país melhor para todos, teremos agora a oportunidade de praticar mais ainda isto no dia a dia.

ZERO de FAKE NEWS!

ZERO de ALARMISMO que só sobrecarrega os Pronto Socorros e dificulta o atendimento dos pacientes graves, com maior risco de morte”, Glória Brunetti.

 

Leia os textos em nosso blog e saiba mais:

Coronavírus: prevenção na ordem do dia

 

Hábitos simples de saúde previnem o coronavírus