A sede do Grupo Mulheres do Brasil está recebendo, até 7 de junho, a mostra de arte “Anjo Iluminado”, uma exposição de obras individuais da artista plástica Rosângela Santos, que encontrou no seu filho Nyltow Rafael, gênio e artista mirim, que faleceu em 2016, aos 12 anos, a inspiração para começar a pintar. “Meu filho era artista plástico e músico, tocava violino, piano, flauta, acordeon, gaita de boca, teclado e órgão. Era também professor de arte, tinha uma turma de 60 alunos. Ele é meu anjinho iluminado”, conta Rosângela, orgulhosa de seu filho.

Rosângela Santos e seus quadros que estão em exposição – Foto: Divulgação

Rosângela Santos, é paranaense, mora há dois anos em São Paulo, casada e mãe de três filhos (dois faleceram). Artista autodidata, herdou do filho Nylton o dom para as Artes Plásticas. Seis meses após seu falecimento, em decorrência de três doenças raras (fibrose pulmonar, cardiopatia congênita e hipertensão pulmonar grave), ela passou a se dedicar à pintura.

“Quando meu filho era vivo eu apenas lavava seus pincéis. Alguns meses depois que ele faleceu, eu decidi que iria fazer curso e aprender a pintar e usar o material que ele deixou. Ele amava comprar tinta pincel e telas. Eu pensei assim: se eu doar esse material para alguém, não será usado com o mesmo amor e carinho que eu vi no meu filho… os olhos dele brilhavam na frente de uma prateleira de tinta”, emociona-se a mãe artista.

O pequeno Nyltow pintando um de seus belos quadros – Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente, Rosângela é conselheira municipal da Cultura, eleita pelo Conselho de Secretaria de Jandira-SP, organizadora cultural e realiza exposições coletivas em centros empresariais de São Paulo. Recebeu este ano o convite da curadora Márcia Vinhas Fernandes, para participar do Circuito das Artes da Europa, nas cidades de Chaves, Lisboa e Madrid. “Também estou dando continuidade aos projetos sociais do meu filho e agora estou fundando um instituto que vai levar o seu nome, ‘Dr Nyltow’”, anuncia.

A artista relembra ainda mais uma das impressionantes conquistas do pequeno gênio e anjinho iluminado. “Meu filho era um grande sonhador, era ousado demais até nos seus sonhos, e conquistou um dos mais impossíveis:  expor suas obras no Louvre. Ele conquistou e realizou seu sonho”. A exposição no museu de Paris ocorreu em outubro de 2015, no Carroussel Du Louvre .

“Eu sempre falo que meu filho, com apenas 12 anos, realizou o que muitos, que vivem 50 anos, não conseguem realizar”, diz Rosângela Santos.

Para quem quiser apreciar as obras e inspirações de Rosângela, a mostra segue até 7 de junho, na Rua Tomás Carvalhal, 681, e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

A emocionante história de Nyltow e Rosângela foi abordada em diversas emissoras de TV do Paraná, confira algumas delas:

A história do Dr. Nyltow Rafael Artes emocionou a todos nós, e temos certeza que tocou o coração de todo mundo. http://glo.bo/1LdOeZn #ParanáTVCuritibaSe você quiser mais informações sobre como entrar em contato ou, até mesmo, de como comprar uma das obras do pequeno artista, nos mande uma mensagem por aqui mesmo ou pelo link a seguir. O Nyltow é um exemplo de vida e merece todo o carinho do mundo! <3 http://www.rpc.com.br/fale-com-a-gente/

Publicado por RPC em Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

 

Veja a reportagem do Portal G1 neste link.