Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Programa Aceleradora de Carreiras, que ocorre de 8 a 10 de novembro próximos, em São Paulo, à rua Tomás Carvalhal, 681, bairro Paraíso. Realizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Igualdade Racial, o programa é uma ação afirmativa para mulheres pretas e pardas que buscam desenvolvimento pessoal e profissional com o objetivo assumir posições de liderança no mercado de trabalho.

De acordo com a pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero, publicada em 2018 pelo Instituto Ethos, apenas 0,4% dos cargos de CEO no Brasil são ocupados por mulheres negras, mesmo sendo os negros 54% da população brasileira, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A 4ª edição do Aceleradora de Carreiras, realizada em agosto último, em São Paulo, mostrou a consolidação do trabalho, que consiste em um encontro de imersão que aborda, junto às participantes, temas como autoconhecimento, sonho, carreira, valores, marca pessoal, ancestralidade, finanças, dress code e networking.

4 edição do Aceleradora de Carreiras – Foto: Divulgação

Segundo Elisabete Scheibmayr, líder do Comitê de Igualdade Racial, o programa tem crescido a cada edição, tanto em número de participantes quanto de voluntárias e já mostra uma mudança comportamental. “Essas meninas passam a gerenciar melhor suas carreiras, identificando os pontos fortes e fracos, fazendo planos de curto, médio e longo prazo. Pensam em networking estratégico e não têm medo de errar, entendendo que isso faz parte do crescimento”, declara.

Para Kelly Castilho, co-líder do Comitê de Igualdade Racial, as participantes passam a ter muito mais conhecimento de seu poder após o programa. “A mulher negra, às vezes, não tem consciência de onde pode chegar, dos degraus que pode subir, devido a muitos anos de opressão no ambiente de trabalho e na vida, e por não enxergarem outras mulheres negras em cargos de liderança. A partir do momento que participam do Aceleradora, entendem que elas podem ocupar qualquer espaço que desejarem”, diz.

Também co-líder do comitê, Kátia Rodrigues acredita que o programa tem potencial para promover uma reviravolta na trajetória da carreira das mulheres aceleradas. “O processo de autoconhecimento, as ferramentas técnicas e o networking proporcionados pelo workshop são a chave para que as mulheres negras superem as barreiras invisíveis de ascensão, conclui.

O investimento para participação no programa será de R$ 250. A pré-seleção gratuita para as 30 vagas oferecidas na 5ª edição do Programa Aceleradora de Carreiras será realizada no dia 15 de outubro. Dúvidas podem ser caminhadas por e-mail para igualdaderacial@grupomulheresdobrasil.org.br.

Aceleradora de Estilo

As mulheres receberam dicas também de maquiagem e estilo – Foto: Divulgação

E neste sábado, 28 de setembro, aconteceu em São Paulo, na sede do Grupo Mulheres do Brasil, a 5ª edição do Aceleradora de Estilo, um módulo do Aceleradora de Carreiras, em que 50 mulheres negras desfrutaram de três ricas horas com muitas dicas de profissionais experts em postura, maquiagem, dress code, e melhor ainda: personalizado, com o objetivo de construção de uma marca pessoal e imagem direcionados ao mercado de trabalho.

Líderes e profissionais voluntárias inspiraram as Aceleradas – Foto: Divulgação