A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global da sociedade civil que, no Brasil, dura 21 dias, de 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A mobilização global é apoiada pela campanha do Secretário-Geral da ONU “Una-se pelo Fi,m da Violência Contra as Mulheres”, assim como pelo Grupo Mulheres do Brasil, com o objetivo de sensibilizar, galvanizar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas.

Governos, sociedade civil, escolas, universidades, empresas e associações esportivas, manifestam solidariedade às vítimas, às ativistas, aos movimentos de mulheres e às defensoras dos direitos humanos das mulheres para pôr fim à violência contra mulheres e meninas. O Combate à Violência contra a Mulher é uma das causas globais e prioritárias do Grupo Mulheres do Brasil. (Fonte: ONU Mulheres Brasil)

Caminhada “Maria Bonita”, organizada pelo Comitê Combate à Violência contra as Mulheres, pelos “16 dias de ativismo”, edição 2018 – Foto: Angela Rezé