Ela é a segunda brasileira e a terceira mulher a ser homenageada pela Câmara, em premiação que ocorre dia 14 de maio, em Nova Iorque

A Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos tem a honra de anunciar a escolha de Luiza Helena Trajano para receber o Prêmio Personalidade do Ano 2020, que é realizado anualmente, desde 1970, pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em Nova Iorque, com o intuito de homenagear dois líderes proeminentes, um brasileiro e um americano, que tenham exercido papel fundamental no fortalecimento das relações entre o Brasil e os Estados Unidos.

Natural de Franca, no interior paulista, Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Formada em Direito pela Universidade de Franca, a empresária é responsável pela introdução da opção de compra com crédito e transações on-line no país, bem como pelo salto de inovação e crescimento que colocou a empresa entre as maiores varejistas do Brasil.

Além da sua atuação na empresa, Luiza Helena atua como conselheira em 12 diferentes entidades, tais como UNICEF e o Grupo Consultivo do Fundo de População da ONU no Brasil. Em 2018 foi Co-Chair do World Economic Forum on Latin America.

Luiza também lidera, desde 2013, o Grupo Mulheres do Brasil, que hoje possui, aproximadamente, 37 mil participantes no Brasil e exterior, com presença marcante inclusive em Nova Iorque. O Grupo se reúne periodicamente para discutir e propor ações relacionadas à educação, empreendedorismo, sustentabilidade, saúde, cultura, inovação, diversidade, igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher, entre outros importantes temas.

A nomeação de Luiza Helena Trajano foi proposta pelos membros da Câmara de Comércio Brasil-EUA e aprovada por unanimidade, pelo seu Conselho de Administração, composto por empresas líderes brasileiras e americanas, que atuam em ambos os países. A executiva é a segunda brasileira e a terceira mulher a ser homenageada pela Câmara. A primeira brasileira foi Yolanda Vidão Queiroz, em 2008, e a primeira mulher a receber esta homenagem foi a americana Carla Hills, em 1990.

A escolha de Luiza Helena Trajano é um reconhecimento pela sua coragem, perseverança e dedicação, transformando uma empresa familiar de varejo em uma das maiores empresas do ramo, utilizando tecnologias a par com as maiores empresas internacionais, que permitem o avanço do comércio eletrônico no Brasil. Seu espírito empreendedor, projetos sociais, dedicação à educação e a busca pela diversidade, conduziram aos padrões éticos e morais mais elevados no ambiente de negócios e promovem grande impacto social, fatores esses que coincidem com os valores defendidos pela Câmara.

“Fiquei muito emocionada pelo prêmio e, mais ainda, por continuar abrindo caminho para as mulheres. Ser a segunda brasileira e a terceira mulher a receber esse prêmio é sinal de mudança de paradigmas, uma conquista para todas nós”, afirma Luiza Helena Trajano.

A executiva será homenageada durante o jantar de Gala no Prêmio Personalidade do Ano 2020, que será realizado no dia 14 de maio, no Marriott Marquis, em Nova Iorque. Mais de 1.000 líderes da comunidade empresarial, financeira e diplomática internacional reúnem-se na cidade, todos os anos, para homenagear os premiados neste evento tradicional.

Anúncio feito pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos