A inauguração do Núcleo João Pessoa do Grupo Mulheres do Brasil teve beleza, comprometimento, empatia, amor e inclusão. O trabalho de Socorro, Marcia, Andrea, Maristela, Viviana, Melca e tantas outras mulheres guerreiras, competentes e incansáveis nos encantou e nos encheu de esperança.

O Comitê de Educação tem um projeto de contação de histórias em escolas, o Ler e Brincar é Só Começar, organizado pelas líderes Katzumy e Suzete. Conhecemos também o projeto Abraço, que reúne mulheres que fazem juntas bonecas lindas para doação. Elas criaram uma mascote para o núcleo, a Lili, em homenagem a nossa querida Lilian Leandro, diretora de expansão e líder do Comitê Expansão do Grupo Mulheres do Brasil. 

O núcleo João Pessoa está trabalhando muito e o destaque da nossa visita foi conhecer uma associação que faz inclusão de verdade, o Centro de Atividades Especiais Helena Holanda. Seguindo um dos nossos inegociáveis, que é não inventar a roda mas nos associarmos a projetos já existentes, o núcleo identificou nessa iniciativa uma oportunidade de ajudar a causa da inclusão de pessoas com deficiência.

Helena Holanda recebe Luiza Helena Trajano para uma visita ao Centro de Atividades Especiais – Foto: Divulgação

Helena Holanda tem uma força inacreditável. Ela dedicou sua vida à inclusão, e o centro que ela criou oferece reabilitação acessível para pessoas com deficiência, vitimados por acidentes e idosos. E o mais importante, é tudo feito com muito amor e alegria.

A vitrine deles é a arte. Helena é dançarina, compositora, figurinista e coreógrafa (citando apenas algumas de suas habilidades!). Ela, os profissionais da sua instituição e as pessoas atendidas se juntam em um espetáculo de dança, folclore e música embebido de sorrisos, intensidade e muita energia. A alegria do olhar e da expressão corporal dos artistas transborda do palco e toca fundo na alma de todos na plateia. Assistir ao espetáculo é uma experiência inesquecível e transformadora.

Da esquerda para a direita, Lílian Leandro, Maria de Jesus, Andrea Nunes e Elizabeth Scheibmayr - Foto: Divulgação
Da esquerda para a direita, Lílian Leandro, Maria de Jesus, Andrea Nunes e Elizabeth Scheibmayr – Foto: Divulgação

Tive o privilégio de compartilhar essa experiencia tão rica com Lilian, Ligia, Roberta, Bete, Tatyane, Noemi, Cristiane e (que honra!) Luiza Helena. Muita gratidão a todas.

Parabéns, João Pessoa!