Neste sábado, 19 de outubro, o Grupo Mulheres do Brasil, por meio dos Comitês de Saúde, Inserção de Refugiados e do Núcleo Franca, realiza a Manhã da Saúde, oferecendo atendimentos gratuitos voltados para a atenção primária com a saúde. O objetivo principal é a conscientização sobre os cuidados e a prevenção.

A ação em São Paulo

O atendimento é voltado para refugiados, imigrantes e população em situação vulnerável, e ocorre no térreo da Câmara Municipal de São Paulo, das 9h às 14h, Viaduto Jacareí, 100. A ação ocorre em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – CAMA

“São esperadas mais de 500 pessoas, que serão atendidas por 70 alunos e residentes da Santa Casa de São Paulo, além de 50 voluntárias do Grupo Mulheres do Brasil. Estamos preparando uma manhã especial para a população, focada para uma boa qualidade de vida e bem-estar”, destaca Maria Cristina Rizkallah Alves, uma das líderes do Comitê de Saúde.

As estações de atendimentos incluem antropometria, análise de pesos e medidas; aferição de pressão arterial e orientação a hipertensos; exame destro, de glicemia capilar, com orientação sobre fatores de risco e prevenção de diabetes; orientações gerais e de nutrição; fonoaudiologia, com orientações e cuidados com a fala, voz, deglutição e audição; testes de HIV e sífilis; saúde bucal, voltado para a higiene bucal infantil; cuidados com a pele e orientações sobre gravidez, pré-natal e amamentação. Haverá ainda uma estação específica para atendimento às mulheres, com orientação e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Em Franca

A ação ocorre na Escola Estadual Maria Cintra Nunes Rocha, no Jardim Cambuí, Franca, das 9h às 12h. O evento é aberto a toda a comunidade e oferecerá, gratuitamente, atendimentos diversos na área da saúde para todas as faixas etárias. Também serão sorteadas cestas básicas.

Entre as atividades oferecidas estão aferição de pressão arterial, teste de diabetes, antropometria (que mede cada parte do corpo e fornece informações sobre a condição física da pessoa) e avaliação de IMC (Índice de Massa Corpórea) com orientações pertinentes. Os atendimentos serão realizados por professores e alunos do curso de Medicina da Unifran, que é parceira da ação.

Também haverá rodas de conversas educativas, nas quais os participantes receberão informações sobre saúde bucal, alimentação saudável, prática de atividade física e orientação postural.

A Manhã da Saúde teve sua primeira edição aqui em Franca em 2017, na Escola Roberto Scarabucci, e recebeu quase mil pessoas. “Percebemos o impacto positivo que a ação provocou na comunidade e por isso estamos realizando o evento anualmente. O principal objetivo é oferecer atendimento à comunidade e orientar as pessoas sobre a importância da adoção hábitos saudáveis e prevenção de doenças”, conclui Eliane Sanches Querino, líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Franca.