Agora, as brasileiras que vivem na França podem contar com um Núcleo do Grupo Mulheres do Brasil, inaugurado em novembro, em Paris, com o objetivo de enriquecer o intercâmbio de informações e de ideias em diversos campos, além de divulgar a cultura brasileira em solo francês e disponibilizar uma rede de apoio para que mulheres brasileiras expatriadas consigam ressignificar o dia a dia em um novo país.

“Queremos mobilizar as brasileiras que vivem na França para que elas sejam protagonistas de suas próprias histórias, se sintam empoderadas, unidas e acolhidas. É, sem dúvida, mais um marco na expansão do Grupo e um ganho para todas as mulheres em geral”, afirma Luiza Helena Trajano, presidente e uma das fundadoras do movimento.

O núcleo francês é liderado pela brasileira Andrea Clemente e pela francesa Nazish Munchenbach. “Acreditamos na energia feminina e no poder das mulheres em apoiar umas às outras. O Grupo nos ajuda a estruturar, juntar forças e trabalhar de maneira focada, o que muitas já vêm fazendo de forma individual e isolada”, diz Nazish.

“Esperamos atingir mulheres de todas as camadas sociais e promover troca, acolhimento e interação. Queremos ser agentes transformadores e contribuir para a comunidade brasileira na França, usando como exemplo as boas práticas já utilizadas pelo Grupo no Brasil”, complementa Andrea Clemente.