Cerca de 150 jovens patrulheiros de Campinas refletiram sobre aspectos que envolvem a violência doméstica, durante a Semana de Prevenção dos Patrulheiros, que ocorreu dia 26 de fevereiro. Na ocasião, participaram da palestra interativa O que é o Amor – Pensando a Violência Doméstica, ministrada na pela advogada Alessandra Benedito, voluntária do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Campinas, parceiro do evento.

A palestra teve o objetivo de conscientizar os participantes sobre os efeitos da violência doméstica, em especial daquela que é praticada contra as mulheres. Foram abordados tópicos como a Lei Maria da Penha, o ciclo e os tipos de violência, como quebrar esse ciclo, qual é o papel dos atores sociais na briga de marido e mulher, assédio moral e sexual. “Refletir sobre o que é o amor em face do ciclo de violência contra mulheres foi uma experiência riquíssima em trocas e aprendizados com e para esses jovens”, afirma Alessandra.

Patrulheiros de Campinas

É uma organização da sociedade civil que atende adolescentes e jovens (de 15 a 24 anos) e suas famílias, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Prestam serviços socioassistenciais, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a inclusão social, o protagonismo e o exercício da cidadania, na perspectiva da autonomia e emancipação dos usuários, além de inserir adolescentes e jovens no mundo do trabalho por meio da socioaprendizagem. Saiba mais sobre a instituição no site.