A executiva Janete Vaz foi convidada a representar o Grupo Mulheres do Brasil na solenidade comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, realizada dia 8 de março, no Palácio do Planalto, recepcionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pela primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, e pela segunda-dama, Ana Paula Mourão.

Ao lado da ministra Damares Alves, da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a executiva, que é líder do Grupo Mulheres do Brasil em Brasília e co-fundadora do Grupo Sabin, ressaltou em seu discurso a importância da celebração. “Sinto-me honrada e, ao mesmo tempo, com uma enorme responsabilidade de representar as mulheres deste país. Embora as questões de gênero ainda exerçam influência nas escolhas profissionais, a presença das mulheres em posições tidas como masculinas está cada vez maior. Apesar da lentidão dos avanços para uma maior inclusão feminina, o dia internacional da mulher, 8 de março, já pode ser considerada uma data para se comemorar as transformações”, disse a líder na ocasião.

Janete Vaz discurso no Palácio do Planalto – Foto: Divulgação

Ela ressaltou também que a comemoração está associada a lutas, e que há conquistas a serem celebradas. “Nosso dia internacional é, historicamente, associado à luta. Mas hoje, convido todos os presentes a olhar sob um prisma mais otimista para esta data especial.  É preciso valorizar o caminho bravamente percorrido e comemorar as transformações que ainda estão em curso, mesmo sabendo da longa estrada que falta percorrermos para a equidade de gênero, igualdade de direitos, tratamento e oportunidades”, relatou Janete.

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil, ela destacou:

“Para que esta nova consciência de reforçar o protagonismo feminino se dissemine e mobilize toda a sociedade, em 2013, a partir de um encontro de um grupo de 40 mulheres, liderado por Luiza Trajano, aqui no Palácio do Planalto, foi criado o grupo Mulheres do Brasil.   Composto por mulheres de diferentes perfis e segmentos da sociedade: empreendedoras, executivas, donas de casa, líderes comunitárias, representantes de ONGs, jornalistas, estudantes, entre outros.

O Grupo é suprapartidário e nosso partido é o Brasil. Hoje, contamos com mais de 26 mil participantes no Brasil e no exterior, em países como Portugal, Holanda, EUA, Colômbia e França.  Trabalha organizado em causas sociais, políticas e econômicas, apoiando projetos existentes ou criando iniciativas que promovam a transformação do nosso país. Entre as causas discutidas estão: combate à violência contra a mulher, empreendedorismo, políticas públicas, educação, saúde, igualdade racial, refugiados e outros”

Um recado de Janete, para homens e mulheres

“A ideia de sucesso profissional é subjetiva e pessoal. Para algumas pessoas é conquistar reconhecimento no mercado, para outras, é o conforto financeiro ou mais tempo com a família e qualidade de vida. O importante é buscar a sua felicidade”.

Janete Vaz é homenageada pelo presidente Jair Bolsonaro – Foto: Divulgação