O VI Encontro de Professores de Português – uma troca de experiências, coordenado pela psicóloga Stella-Maris V. Preisach e pela equipe do Programa SempreViva a Língua Portuguesa, versou sobre “Os novos olhares sobre as diversidades da língua portuguesa: benefícios e desafios do bilinguismo”.

O evento aconteceu no dia 11 de maio, na Volkshochschule, Düsseldorf, Alemanha, reunindo 30 participantes, entre pais, professores e palestrantes das áreas de linguística, psicopedagogia, fonoaudiologia e docência.

As explanações feitas pelas especialistas Jamile do Carmo, mestre em arte visuais, escritora e professora de Português, Britta Mönch-Pingel, administradora de empresas, tradutora, intérprete e proprietária da Editora Girabrasil, Sofia Maria C. Soares, docente de apoio pedagógico do Camões I.P., Consulado Geral de Portugal, em Düsseldorf, e Samantha Hörnke Schubert , mestre em fonoaudiologia e psicopedagoga, foram distribuídas em três momentos: histórico, prático e teórico, aguçando o (re)pensar de ações e convicções sobre o tema.

Em um espaço de reflexão, potencializou-se a temática para que seja aprofundada e revisitada em novas oportunidades. O Programa Sempre-Viva a Língua Portuguesa transita pelas diferentes esferas que englobam a cultura lusófona, o ensino, a promoção da língua no exterior, seja ela de herança ou estrangeira. Para tal, promove não só encontros de professores, de pais, como também aulas de Português e outras atividades que compõem projetos específicos, como a Biblioteca de Língua Portuguesa de Autores Lusófonos.

A abertura do evento foi feita pela Dra. Heike Brohm, “Volkshochschule – Fachbereichsleitung Romanische Sprachen” e pelo Exmo. Cônsul Geral de Portugal em Düsseldorf, Dr. José M. Carneiro Mendes. Presentes ainda as apoiadoras Sra. Adieme Maria Soares Mathias, presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros – NRW – Colônia e Iramaia Kotschedoff, líder do Grupo de Mulheres do Brasil Núcleo Düsseldorf-Alemanha e representante da DBG-Sociedade Brasil–Alemanha Seção Rhein-Ruhr.

Por Stella-Maris V.Preisach