Com o objetivo de preparar as mulheres brasileiras para o mercado de trabalho estrangeiro, o Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Alemanha Düsseldorf, por meio do Comitê de Empreendedorismo, preparou quatro módulos do programa Trilhos e Trilhas de Carreira, que serão todos palestrados, ainda neste ano,  pelas especialistas Doris Wertzner e Teresa Thelen, fundadoras e sócias na empresa Dote Coaching. 

Segundo Iramaia  Kotschedoff, líder do Grupo Mulheres do Brasil em Düsseldorf, entrar no mercado de trabalho em outro país é, para muitas mulheres, um novo começo. “As dificuldades com a língua e a cultura são os primeiros obstáculos. Além disso, a falta de experiência em empresas alemãs acaba sendo uma desvantagem para quem deseja continuar ou iniciar uma carreira profissional no exterior”, explica a líder.

Foto: Divulgação

Por isso, o Grupo Mulheres do Brasil tem buscado realizar palestras e workshops para ajudar estas mulheres a saberem como lidar frente a essas situações, a entenderem como funciona o sistema das empresas e o mercado de trabalho no país germânico.

O segundo módulo da série Trilhos e Trilhas de Carreira, realizado dia 3 de agosto, contou com a presença de 36 participantes, que tiveram a oportunidade de entender mais sobre as profissões mais requisitadas, salários, perfil requerido pelas empresas e diferenças interculturais.

Estiveram presentes as convidadas Renata Strubell Fulda Bock, economista formada pela PCU- Rio ,com experiência em finanças e RH, e Katia Elisa Lippert, Mestre em pedagogia e gestão social pela Universidade de Colônia, na Alemanha.

Foto: Divulgação

O próximo evento será realizado dia 14/09, com o tema “Assessment de Competências e Carta de Apresentação”.  A quarta e última palestra, a qual encerra o módulo, irá acontecer no dia 9/11 com o tema “Como se preparar para entrevistas”.