Na tarde do último domingo, 8 de dezembro, o Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Düsseldorf juntou-se ao movimento pelo fim da violência contra as mulheres, realizando uma caminhada no centro da cidade.

Foto: Divulgação

Saindo da “Burgplatz”, praça onde foi realizada a concentração, as pessoas caminharam com cartazes pedindo o fim da violência contra as mulheres. Com adereços de cor laranja, o grupo chamou a atenção de curiosos que aproximaram-se para conhecer um pouco mais sobre o movimento que, mesmo direcionado à defesa das mulheres, reuniu parceiros, filhos e homens que também lutam pela causa.

Nesta ação global , cerca de 15 mil pessoas foram às ruas, superando as expectativas dos organizadores da caminhada, que calculavam cerca de 5 mil pessoas em o todo mundo, segundo Marisa Cesar, CEO do Grupo Mulheres do Brasil.

Foto: Divulgação

Para Iramaia Kotschedoff, líder do Grupo Mulheres do Brasil em Düsseldorf, eventos como este ajudam a mostrar à sociedade o quanto é importante denunciar os casos de violência, além de mostrar às vítimas que elas podem ser auxiliadas e que podem sair dessa situação, com a ajuda e assistência necessária.

No final da caminhada, o grupo reuniu-se em um restaurante brasileiro e chegou a receber uma denúncia, um pedido de ajuda por parte de uma das mulheres que estavam no local.

Foto: Divulgação

Segundo Iramaia, em casos como este, o grupo encaminha a pessoa para os órgãos responsáveis, buscando auxiliar a vítima a sair da situação e a encorajando a denunciar seu agressor.